sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Caos-Saude Publica


CAOS-SAÚDE PÚBLICA


                     Imagem Ilustrativa-Foto Joel Silva/Folhapress



Várias vezes aparece na televisão a imagem de pacientes aguardando em corredor de hospital, por não ter leitos vagos, sendo medicados e tratados no corredor mesmo.
Esta semana, tive um caso na minha família(sogro), pessoa humilde e seguidor da Igreja Assembleia de Deus em Novo Hamburgo/RS.
No primeiro dia aceitamos a situação, por sermos sabedores da dificuldade que o hospital tem em administrar as vagas de leitos, porém chegou o segundo dia, e o mesmo continuava deitado no corredor já com uma sonda nos rins e reclamando de muita dor.
Contatamos a direção do hospital municipal, que informou que estava tentando arrumar uma vaga, mas que estava dificil, pois havia mais pessoas na mesma situação.
A visita só era permitida para uma pessoa por dia, o que também entendemos, pois caso contrário, tudo viraria num caos de gente entre visitantes, pacientes, médicos e leitos, tudo junto no corredor.
No terceiro dia nesta situação, tendo tido a informação que havia uma bactéria no hospital, não sei em qual setor, meu sogro três dias sem banho e reclamando de dor, passamos a cobrar mais energicamente uma solução para o caso, mas mesmo assim, nada de concreto em removê-lo até um quarto decente e limpo.
Passamos então a buscar ajuda entre politicos e no twitter, que por sinal, nos deu uma resposta bastante positiva, pois apareceram pessoas dispostar a ajudar, entre elas o Sr. Osmar Terra, direto de Brasília/DF.
No mesmo dia a noite, foi transferido para um quarto, onde para nossa surpresa, havia 04 leitos vazios e limpos, sendo um usado imediatamente pelo meu sogro.
A enfermeira informou que sempre é assim, existem as vagas, e elas são ocupadas somente em casos onde existe uma pressão externa, seja ela de ordem pessoal, financeira ou política.
Fico lamentando as pessoas que ainda continuam atiradas no corredor, e que não possuem alguém para exigir os direitos de cidadão garantidos pela nossa constituição.

Quero agradecer através deste post, as pessoas que nos ajudaram neste momento e peço para que outros políticos ajudem as pessoas que tanto necessitam de ajuda nos momentos dificeis.

Meu muito obrigado a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário